Caminhoneiros fecham estradas e abrem caminho para a Greve Geral
- frentebase
- 28 de mai. de 2018
- 2 min de leitura

Nos apoiar na greve dos caminhoneiros para organizar as lutas nas Universidades pela campanha salarial e contra o Governo Temer!
Desde o dia 21/05 caminhoneiros assalariados e autônomos estão paralisados e acampados em mais de 500 pontos do país. cobrando que o governo contorne a crise sem jogar o preço no bolso dos trabalhadores mais precários. Esse protesto está cada vez mais fortalecido diante das respostas contraditórias e da repressão brutal que vem sendo orquestrada pelo Governo Temer. Isto porque em nossos locais de trabalho, bairros e vizinhanças não há outro assunto e há um respaldo crescente da população em apoio à greve.
Vendo que a greve dos caminhoneiros conta este amplo o apoio que se fortalece apesar dos impactos no abastecimento, as forças políticas de direita e empresários do setor disputam esse movimento e do momento político. Com isso, tentam emplacar o discurso da intervenção militar e da “redução dos impostos” como desculpa justificar os altos preços e sem alternativas para aumentar os salários.
No entanto, qualquer um que converse com os trabalhadores grevistas, em seus acampamentos, percebe que tais trabalhadores desejam mudanças profundas no processo político do país e condições mais dignas de trabalho e de vida. Isto reforça que o processo de luta que está em disputa e devemos disputar esse movimento para um rumo classista e de esquerda.
Para tanto, devemos nos apoiar na dinâmica que já estamos vivendo: o desabastecimento de combustíveis e insumos para os Restaurantes e Hospitais Universitários bem como a ausência de transporte coletivo que vem inviabilizando as aulas e atendimento em diversas Universidades. Contraditoriamente, no entanto, algumas reitorias ainda estão impondo a continuidade das atividades administrativas de forma abusiva e impondo corte de ponto.
Leia mais
Acesse também
Comentarios