top of page

FRENTE BASE: um chamado aos TAE's para organização e luta

Atualizado: 25 de mai. de 2020


ree

A guerra social contra os trabalhadores e trabalhadoras foi acirrada com as políticas ultraliberais do Governo Bolsonaro. Nos últimos anos presenciamos grandes ataques contra nossa classe, como retiradas de direitos históricos, ataques aos serviços públicos e a seus servidores e servidoras. Sofremos com sucateamento, desvalorização e precarização de nossos trabalhos. Tanto no funcionalismo federal, como nos estados, os trabalhadores ficam anos sem receber reajustes ou não há sequer a reposição da inflação. Agora o plano de Paulo Guedes junto com os governadores é se aproveitar da pandemia para congelar salários, progressões, carreiras, proibir novos concursos, retirar direitos e tentar acabar com a estabilidade.


Para enfrentar este cenário, o único caminho é a nossa auto-organização a partir da base. Mas, há algumas dificuldades no movimento porque muitas direções estão imóveis e, por vezes, jogam contra a organização dos trabalhadores. O imobilismo associado à falta de participação da base nas instâncias e espaços deliberativos, a política de conciliação, entre outras dificuldades, são entraves que precisamos superar. Frequentemente esses mesmos dirigentes nos enganam e usam nossos instrumentos de luta - nossos sindicatos - para a defesa de pautas contrárias aos interesses da classe trabalhadora. Estas políticas, somadas à forte crise econômica e agora também o colapso da crise sanitária e política do país, fez com que chegássemos ao ponto de não lutar por conquistas de mais direitos, mas ao contrário, lutamos cada dia contra a destruição deles para não perdermos ainda mais. Lutamos contra a destruição de nossas universidades, contra a destruição de nossos postos de trabalho, contra o sucateamento do SUS e contra a nossa morte.


Toda essa realidade exige que nossa categoria busque alternativas para ação. Os grandes debates que colocamos aqui e que motivam a reconstrução de nosso coletivo nacional, a Frente Base, são proposições verdadeiras para possíveis saídas desta crise, não só para a nossa categoria, mas como um todo, para a classe trabalhadora. Nossa propostas são as de construções coletivas de combates reais e enfrentamento direto a todos os ataques que estamos sofrendo. Também voltamos nossas preocupações para a questão de como atuar ativamente na reconstrução de todas as lutas necessárias neste momento.


Cabe a nós, trabalhadores e trabalhadoras, construir em conjunto a saída para o caos que assola nosso país. Sabemos que isto não se dará pelas vias institucionais, pelas eleições futuras, pelo congresso ou pelas atuais direções burocratas de nossas organizações. Afirmamos que não mais aceitaremos que as decisões que nos dizem respeito, nossos sonhos e os rumos de nossas vidas, sejam tomadas de assalto. Por isso, precisamos ocupar e disputar nossos fóruns com para lutar contra os governos e seguir sempre em defesa de todos os nossos direitos. Temos que fazer um amplo trabalho de base para que a gente se auto-organize, construa o movimento e as lutas. A Frente Base se propõe encaminhar essa tarefa. Para isso, é preciso fomentar a indignação e o pensamento crítico consciente pelas bases, e por meio delas construir uma alternativa a tudo que está nos sendo imposto, pois sentimos e sabemos que o atual contexto não precisa continuar como está.


No momento compreendemos que é preciso colocar para fora Bolsonaro, Mourão e todos os corruptos do congresso nacional! E ainda, continuar avançando ao lado daqueles que defendem a educação pública brasileira, discentes, docentes e técnico-administrativos em educação, para que construamos juntos uma universidade que contribua para uma nova sociedade, uma sociedade socialista, enterrando de vez esse sistema que desgasta, consome e acaba com as vidas de centenas e centenas de trabalhadores e trabalhadoras todos os dias. Vamos juntos, organizar os de baixo para derrubar os de cima!


Quem Somos nós?


A Frente Base é formada pela reunião de ativistas, trabalhadores e trabalhadoras Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) das universidades públicas brasileiras. Atuamos juntos à Fasubra e nos sindicatos de base, seja nas direções, minorias e em oposições.

Somos contra as formas de centralização de poder e de tomadas de decisões, somos contra a exploração da classe trabalhadora, somos contra qualquer forma de opressão, o racismo, o machismo e a LGBTfobia, e somos a favor de uma democracia plena para os trabalhadores e trabalhadoras e conosco no poder. Estes são os pensamentos que sempre orientaram a Frente Base e que a partir de agora elencamos como eixo estrutural da reorganização de nosso coletivo. Faremos isso através da defesa de um sindicalismo combativo, baseado na independência de classe e que tenha como objetivo central a transformação social da vida da classe trabalhadora. Lutamos pela construção de uma sociedade sem opressão e sem exploração, uma sociedade socialista.


Convidamos você para participar da nossa elaboração coletiva, organização, debate e atuação. Venham construir a Frente Base localmente em sua universidade e nacionalmente na Fasubra para que, juntos, possamos retomar e reconstruir uma verdadeira luta em defesa dos interesses de nossa categoria, em defesa da educação pública e também em uma luta mais ampla com toda a classe trabalhadora para colocar para “Fora Bolsonaro e Mourão”.


Acesse o site para maiores informações ou entre em contato conosco!


(061) 99271 5057

https://frentebase.wixsite.com/base

Comments


Frente Base - última atualização do site 2020

    bottom of page