top of page

Concepção sindical


Os sindicatos devem ser instrumentos de luta e organização dos trabalhadores, entidades combativas com independência política e econômica. No entanto, o sindicato hoje é apresentado como um “intermediário” entre os trabalhadores e os patrões, no nosso caso, entre as Reitorias e o Governo. Sofre pressões para preferir sempre a via da negociação ao invés da via da mobilização. Além disso, foi incutido na cabeça dos trabalhadores que o sindicato é tocado pelos dirigentes por eles escolhidos, passando a ideia de que a luta e a ação coletiva não são necessárias. Esta ideologia conseguiu se propagar também pela atuação de várias direções sindicais, fazendo com que os sindicatos sejam controlados e dirigidos politicamente pela sua diretoria e não pela base.

Estas situações criam degeneração nas entidades que chamamos de “burocracia” e “burocratização”. Ocorrem quando a direção cria raiz, retira de maneira consciente o poder da base, utiliza a entidade em seu próprio benefício, atua contra os interesses dos trabalhadores e assim concentra para si privilégios políticos e materiais e afasta-se da base.

Contra essa forma de atuação, nos diversos congressos da Fasubra sempre apresentamos algumas medidas de combate à burocratização. Um exemplo concreto é que hoje um mesmo diretor tem limite de mandatos na Federação. Para este Confasubra queremos discutir a ampliação da participação da base no movimento, como forma de deslocar o poder político das direções para as bases através do Conselho de Representantes.

Comments


Frente Base - última atualização do site 2020

    bottom of page